8° DIA O PAPEL DO HOMEM E DA MULHER NO CASAMENTO

SÉRIE
O PAPEL DO HOMEM E DA MULHER NO CASAMENTO

8° DIA - O MARIDO TEM QUE VIVER COM DISCERNIMENTO NO CASAMENTO.

👨 A Primeira orientação, é que os Maridos vivam com a Esposa Com Discernimento. Essa palavra significa Conhecimento. Os maridos devem ter discernimento, ou seja, conhecimento no trato com sua Esposa. Mais que Conhecimento é este? Evidentemente é tudo aquilo que o marido deve saber para que a relação com a sua Esposa seja Feliz. É um Conhecimento que vai fazer com que o Casamento seja Bem Sucedido e certamente isto significa conhecer três coisas:

👨 O MARIDO DEVE CONHECER A SI MESMO.
Ele tem de saber quais são os seus limites, quais são suas fraquezas. Ele tem de saber quais são suas áreas Fortes, com as quais pode se envolver e ajudar a Esposa. Para isso, o Marido deve se Conhecer. Ele precisa ter uma avaliação correta de si mesmo. Às vezes o Marido não percebe as coisas com exatidão porque ele não está consciente de quem é e do seu Papel no Lar e com sua Esposa.

👨 O MARIDO PRECISA CONHECER SUA ESPOSA.

Conhecer a Esposa é Fundamental para não tratá-la com Amargura (Cl 3.19). Quais são os seus Sonhos, seus Ideais, seus Anseios e suas Angústias, suas Preocupações? Esse conhecimento da Esposa é Essencial para que o Marido desempenhe o seu Papel corretamente. Muitos dos problemas do Casamento decorrem disso: Os Maridos não têm Diálogo, Comunicação e Comunhão Íntima com a Esposa e, portanto, os anos se passam sem que ele venha a conhecê-la. Ela se torna para ele uma estranha em Casa.

👨 O MARIDO PRECISA CONHECER A DEUS

Se não conhecer a Deus e depender dele, o seu relacionamento com sua Esposa dificilmente alcançará o Nível de Satisfação, de Alegria e de Realização como deve ser. Sem a Presença de Deus não há Felicidade Plena (Sl 16.11).

💑♱Casamento Feliz tem de ser a Três. O Homem, a Mulher e Jesus Cristo. É somente à Luz do conhecimento divino que podemos entender quem somos e por que estamos aqui. Assim os Maridos a devem crescer no Conhecimento de Deus, o que fará que convivam com entendimento com sua Esposa.

👨 VIVA COM SENSIBILIDADE

➡A Segunda Orientação é que o Marido viva com a Esposa tendo consciência de que ela é a parte mais Frágil. O marido, portanto, tem de ter consciência de que a mulher é o Vaso mais Frágil. O Homem também é frágil, mas a Mulher é mais do que ele. O sentido da exortação é este: O Marido não deve se aproveitar do fato de ser mais forte. Há alguns Sentidos em que isso é verdade:

💁 Primeiro Fisicamente. Não é difícil para o homem sobrepujar fisicamente a sua Esposa. A mulher por natureza é mais fraca do que o homem e às vezes o homem tira vantagem disso.

👨 Em Segundo lugar, a Autoridade na Família. Apesar de todos os esforços do movimento Feminista, e de a Sociedade ter mudado bastante neste sentido, ainda predomina o padrão tradicional da Família em que o Homem é o Líder. É verdade que em alguns Casamentos isso não é mais verdade, entretanto, o normal é que seja assim. Contudo, o homem não deve se valer disto e se aproveitar de sua Esposa, por ela ser o vaso mais frágil.

💁Em Terceiro lugar, a Mulher é mais Frágil Emocionalmente. Ela é mais sensível, se machuca mais no conflito com o Marido. Estamos dizendo isso não somente pela observação, mas também por haver um mandamento na Bíblia que diz exatamente isto: “maridos… não a trateis com amargura.” (Cl 3.19). Por quê? Porque ela é o vaso mais frágil. A sensibilidade dela é maior. A angústia dela é maior.

👨 VIVA COM DIGNIDADE COM SUA ESPOSA

💁Há vários modos pelos quais o Marido pode tratar sua Esposa dignamente. Um deles é tratá-la de modo Respeitoso e Digno em Público, na presença de outras pessoas. Outro é reconhecendo e dizendo para ela todas as coisas boas, agradáveis e corretas que ela faz. É muito bom quando o marido reconhece o Valor da sua Esposa e afirma isso a ela e também em público, na presença dos amigos, com sinceridade. Infelizmente, às vezes, acontece o contrário. O marido provoca a esposa na presença dos amigos, humilhando-a na presença dos outros. É muito importante que o marido se lembre de tratá-la sempre com dignidade e honra. É o que diz a Palavra de Deus.

💑 Aqui devemos ter cuidado para não ir ao outro extremo e pensar que honrar a mulher significa sempre fazer suas vontades, como Adão que deu ouvidos à Eva. Temos de amar, respeitar e apreciar a esposa, mas a nossa apreciação por Deus está acima de qualquer coisa.
💁X👨 IGUAIS APESAR DE DIFERENTES.

💁A primeira razão é: Se por um lado a Esposa é o vaso mais frágil, por outro, ela é igual ao homem. As Esposas vão receber a mesma vida que Deus dá aos Maridos. Elas são juntamente herdeiras da mesma graça divina (1Pe 3.7). A Bíblia ensina que há uma diferença fundamental entre o homem e a mulher. Essa diferença remonta ao tempo da Criação. A Mulher é o vaso mais frágil. Foi assim que Deus a fez. Isso não quer dizer que ela não possa exercer determinadas coisas!!
Continua Amanhã..

Mães & Mulheres Edificadas por Deus

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »