CRISE FINANCEIRA X CASAMENTO

CRISE FINANCEIRA X CASAMENTO
Com o agravamento da crise econômica, muitos casais procuraram alternativas em busca de apoio para ultrapassar esse momento delicado.
A maioria dos relatos são de pessoas que perderam o trabalho. E por conta da súbita diminuição da renda, começaram a enfrentar problemas.
Os problemas encaminhados são variados e, quase sempre, acompanhados de diversos desentendimentos e falta de perspectiva em relação ao futuro familiar e profissional.
Um detalhe importante é que os relatos apresentam é que, via de regra, as famílias buscam um culpado pelos problemas.
Homens e mulheres trocam acusações e, sem perceber, caminham para a destruição do casamento.
Outro detalhe importante compartilhado pelos casais em suas mensagens é que eles gostam de fazer comparações. Isto é comparam o atual momento com o início do casamento, quando tudo era flores.
Como não poderia ser diferente, o início do casamento é uma época marcada por grandes emoções e descobertas. A perspectiva de uma nova vida e a alegria que envolve a situação acabam sobressaindo e os problemas são sempre minimizados.
Com o passar do tempo, muita gente acaba descobrindo que o que antes parecia certo, agora traz angústia e muita preocupação. Principalmente na esteira de uma crise e com a falta de dinheiro.
Cadê o amor que estava ali? 🤔
Se existe algo que aprendi é que casamento não combina com dívidas. Justamente por isso, a grande arma para evitar o esvaziamento do potencial financeiro do casal é a conversa franca e direta sobre o dinheiro da família, respeitando o padrão de vida possível sempre.
O primeiro passo é conversar, de maneira franca, e não esquecer de colocar o assunto “finanças pessoais” na mesa de uma maneira adulta, olhando para frente e de forma realista para a situação familiar.
Nesse momento, é hora de resgatar o casamento, cultivar novos hábitos e fazer do planejamento financeiro um aliado de peso.
👉🏼PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Um hábito importante para cultivar é o hábito de falar sobre o dinheiro sempre, não apenas quando ele é um problema.
É fundamental para qualquer família seguir um padrão de gastos que seja compatível com a renda e, principalmente, alinhado aos objetivos e sonhos de todos.
A regra básica das finanças pessoais é manjada: gastar menos do que ganha. Batida, conhecida, óbvia, mas ignorada. Mude isso!
Essa regra deve sempre ser aplicada, principalmente nos momentos de crise, quando a renda diminui.
É preciso levar em conta que crises são períodos que são verdadeiros testes para os casais. Principalmente quando estes não se preparam adequadamente para atravessar as turbulências.
FIQUE ATENTO!
👉🏼Crises vêm e vão.
👉🏼 E o seu casamento? 🤔
Uma grande lição que os períodos de crise apresenta é que ninguém escapa das emergências. Na verdade, enquanto alguns sofrem suas consequências, outros que se prepararam conseguem fazer grandes negócios e criar excelentes oportunidades.
📝 FAÇA UM PLANEJAMENTO JUNTOS
A reserva de emergência deve garantir seu padrão de vida por pelo menos seis meses, ainda assim devemos ajustar o padrão de vida, cortar custos e evitar novos gastos 💳 💵.
Conclusão
Recuperar um casamento desgastado pelo tempo e surrado por uma ou mais crises não é fácil. A questão financeira é um problema que ataca silenciosamente e muitos não conseguem perceber que o problema não é a falta de amor, mas falta de planejamento.
A transparência e o diálogo pode ser um fator importante e uma forma de prevenir possíveis crises no relacionamento.
Fica a Dica!
🌹Família Investimento Precioso🌹

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »